Introvertidos Anônimos (IA) é uma Irmandade de ajuda mútua, sem fins lucrativos, composta por homens e mulheres que sofrem de problemas de timidez, introversão e isolamento social e afetivo.
A Irmandade dos Introvertidos Anônimos foi criada no Brasil, na cidade de São Paulo, em 1994 e tem como único propósito primordial levar sua Mensagem de Recuperação ao introvertido que ainda sofre.
IA funciona segundo os mesmos moldes de AA (Alcoólicos Anônimos), seguindo o Programa dos Doze Passos e organizando-se segundo as Doze Tradições, todos adaptados com autorização de AA.
O Programa de Recuperação de IA baseia-se na troca de vivências entre seus membros e sugere-se a aplicação dos Doze Passos na busca da recuperação individual.
A irmandade dos Introvertidos Anônimos (IA) é totalmente independente e desvinculada de qualquer outra organização, sendo auto-sustentada pelos seus próprios membros.
Introvertidos Anônimos (IA) não está vinculado a nenhuma religião e está aberto a pessoas de qualquer religião e também a pessoas sem nenhuma religião.
IA não proporciona orientação médica nem psicológica e não possui vínculos com absolutamente nenhum profissional. Entre os membros de IA há pessoas que seguem tratamentos profissionais e há pessoas que não seguem nenhum tratamento. Não há distinção entre esses membros, pois para IA isto é uma escolha que cabe exclusivamente ao indivíduo.
É importante destacar também que IA não é um grupo de amizades e muito menos de relacionamentos amorosos. IA é um grupo de pessoas que se apoiam mutuamente na sua busca pela recuperação individual da introversão e que tem por propósito levar nossa mensagem de recuperação e esperança a todo introvertido que ainda sofre.
Conforme nossa 3ª Tradição, “Para ser membro de I.A., o único requisito é o desejo de recuperar-se da introversão”.